Perfil #1: Super Mario World



Console: Super Nintendo
Genêro: Aventura/Plataforma
Fabricante: Nintendo
Ano: 1990

Sim, sim... SIM! Super Mario World, esse clássico, o jogo mais vendido do super nintendo e considerado por muitos o melhor, aquele em que você passou pelo caminho da estrela direto para o castelo do Bowser e pulou o jogo inteiro enquanto se achava o fodão, é ele mesmo! Suba nesse trem e leia este artigo.


Mas por que estou escrevendo sobre um jogo que todos conhecem? Porque eu quero e o blog é meu! Por que é um super clássico e que merece ser o primeiro a ser postado nesse blog de emulações, pelo simples fato de ser o primeiro e mais vendido jogo de super nintendo, e por ter sido o primeiro jogo que joguei em minha vida. Eu acho, quer dizer, não lembro... Damn, pode até ter sido o megaman!



A historia não é nada que mereça um oscar, mas quem se importa? Historia não era a base de um jogo na epoca! Mario e Peach estavam de ferias na ilha dos filhotes de godzilla radiotivos chamados Yoshi, provavelmente em lua de mel e algo do tipo, e então Mario decide passear com o Luigi...

Não me pergunte se eles estavam mesmo passeando, eles são encanadores esquisitos em um mudo cheio de cogumelos alucinogenos, pode-se esperar qualquer coisa deles... Mesmo sendo irmãos...

E então a Peach foge é sequestrada pelo terrível, tirano e obeso... Bowser!! Sim, ele é obeso... o Mario também... Mas o assunto não é esse, agora o encanador sebento tem que salvar a princesa que foi sequestrada pela milésima vez!! Ou talvez milésima primeira vez!!

Sim, ela e o Bowser fazem até uma festinha no castelo junto dos Koopas Troopas para comemorar a ocasião! Nós sabemos que a princesa não gosta do mario, e que ela foge de proposito, mas você tem que salva-la porque você... Sei la! O que o mario ganha com isso? Ele faz por amor a profissão ou ele recebe salario do rei como salvador profissinal?



Sim, eu sei que você morreu muito na fase acima, mesmo sendo uma das primeiras. Continuando!

Mas teve algo novo, sim, como por exemplo o mini godzilla radiativo favorito dos nintendistas! O yoshi! Aquele dinossauro anormal com 4 cores e que é capaz de engolir lagartas gigantes de uma unica bocada! Ele decide ajudar o mario por que o bowser prendeu ele em um ovo só de sacanagem... Ou de puta falta de sacanagem talvez!

Eu faria o mesmo...

Eu acho que não vou pro céu...

Mas o yoshi era uma grande utilidade, caso você estivesse caindo em um precipicio infinito qualquer, era apertar "A" e deixar ele cair sozinho!!!

Eu não vou pro céu...




Yoshi: Gordo miseravel!

Yep, a população de mini godizillas foi dizimada depois deste jogo. Um momento de silencio em honra das vitimas!

...

Voltando com a nossa programação! O encanador bigodudo terá que passar por 7 castelos e alguns lugares com nome de doce, 96 fases no total para chegar ao castelo da tartaruga obesa. Se você jogar seriamente você perderá muitas horas passando por todas as fases e descobrindo caminhos secretos, porém a maioria das pessoas não conseguem avançar da Floresta das Ilusões e acabam pulando do começo do mapa para o castelo do Bowser usando o caminho das estrelas.

A curva da dificuldade do jogo é excelente, começa razoavelmente facil com picos de dificuldade, e nas proximidades do fim você sentirá calos nas mãos. Esse é o poder do Bowser, RESPECT! Você tem a opção de pular todas as fases dificeis utilizando o caminho descrito no parágrafo acima, diminuindo de 96 fases para algo aproximado a 10 ou 15. O que obviamente a maioria das pessoas fizeram, alem de terem usado a pena para passarem voando de uma boa parte das fases, bixinhas!

Alias, por falar em penas, o jogo tem apenas 3 power-ups, retirando varios dos power ups do Super Mario Bros. 3. Restou apenas os antigos cogumelos alucinógenos, as flores de fogo, e a pena mágica, uma versão adaptada da fantasia de guaxinin do super mario bros. 3, com uma jogabilidade razoavelmente melhor.




E alguns de vocês não sabiam voar assim! Rá! Eu nunca consegui.

Do ponto de vista sonoro, mario é excelente, sons simples para a maioria das coisas, mas conseguiu o feito de deixar suas musicas eternamente presas na memoria de suas vitimas, leia isto e você terá a música de quando você pega a estrela da invencibilidade em sua cabeça, durma com isso essa noite. Os graficos não eram geniais para os 16 bits da epóca, mas eram bonitos e eficientes sem falhar nesse quesito, isso se contarmos o fato de que ele foi um dos primeiros jogos de sua geração, o que dá alguns pontos a mais em sua nota.

  O grande e anormal sucesso de vendas do jogo para a epóca, vem do fato de que ele era vendido junto com o videogame nas lojas. Marketing antigo era bom, ou comprava o console junto do jogo, ou não comprava nada! Somando isso com sua própia qualidade, a fama dos outros Marios e o nivel do console , e vualá, 20 milhões de vendas instantaneamente.

Conclusão: 
O jogo é simplesmente um clássico, bons graficos, boa jogabilidade, bons sons, tudo como deveria estar e que marcou a infancia de muita gente enquanto sofria para passar da floresta das ilusões, se você nunca jogou, você não teve infancia e deve jogar agora!

Download

Até a proxima! o/

4 comentários: