Perfil #5: Adventure



Console: Atari 2600
Genero: Aventura/RPG
Fabricante: Atari
Ano: 1979

Que clássico! Jogo marcante e que deixou um grande legado para os jogos.

Adventure, jogaço, eu o considero muito importante no mundo do jogos por ser primeiro em varias coisas. Ele foi o primeiro jogo de Ação/Aventura, o primeiro jogo com um proposito que não fosse marcar pontos, o primeiro que permitia a você mover itens, e o primeiro jogo com um easter egg do mundo!

Vou dar um pequeno exemplo. O que seria de GTA sem os easter eggs? Porra nenhuma! Alias, se não fosse o adventure, não teria missões, você teria apenas que matar um monte de gente pra marcar o maximo de pontos possiveis. A maioria das pessoas fazem isso. Divertido não? SIM!Não!

Mas se pensar por um lado, em todos os jogos online de hoje em dia, sua unica missão é ganhar um monte de pontos de experiencia. É, ok, ainda não evoluimos tanto...



Continuando! Como veem na foto acima, o heroi está carregando a chave do castelo, não está vendo? Ali! Do lado do castelo! Por que está rindo? Sim, o heroi é o quadrado... PARE DE RIR DO PASSADO!!!

...

A mecanica do jogo era bem simples, você carregava itens e só poderia carregar um por vez, entre os itens tinha as chaves para abrir os castelos, a ponte, o imã, a espada que parecia uma flecha.

A missão do jogo mais simples ainda, você tinha que invadir o castelo negro e levar o cálice pisca-pisca santo graau para o castelo amarelo! Mas não era facil, pois você tem que enfrentar labirintos, 3 patos dragões, e um morcego FDP Brasileiro, que rouba os itens. É, inclusive você podia jogar o jogo inteiro, e quando chegasse no calice pisca-pisca, ele poderia aparecer e rouba-lo...

Isso sim é que é rage!!



Como pode ver na imagem acima, o heroi está usando sua seta espada para matar um poderoso cavalo-marinho Dragão! Sim, os graficos são ridiculos, mas era a epóca do Atari 2600, gráficos assim eram incriveis.

O jogo tinha 3 dificuldades, a número 1 era super fácil, podendo ser terminada em menos de um minuto, o jogo tirava um dragão, o morcego e varias partes do mapa. A dificuldade 2 tinha o jogo completo com todos os mapas, inimigos e itens do jogo. Já a dificuldade 3, era igual a numero 2, mas todos os itens e inimigos surgiam aleatoriamente no mapa, podendo ser mais dificil ou mais facil.



A foto acima é do primeiro easter egg do mundo. O Robinnet queria colocar sua assinatura no jogo, mas a atari proibia isso na epóca, então, na malicia, no jeitinho brasileiro, ele fez uma passagem secreta no jogo que levava para a tela acima, onde tinha o nome dele como podem ver.

Conclusão: 
Adventure fez muita coisa pelos games, mas é uma pena ser tão pouco conhecido pela atual geração que as vezes até perguntam "O que?". Mas o jogo em si, chega a ser divertido até para os padrões atuais, não muito, mas ainda da pra passar bons minutos jogando ele!

O download do jogo está junto do emulador de Atari, o Estella, que pode ser encontrado aqui no blog.

Até a proxima gente! o/~

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O quê? Prefiro jogar no emulador que a Atari disponibilizou no site... mas melhor baixar pra caso cair a net (comum).

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Me lembro desse jogo. Joguei horas até achar todas as chaves dos castelos no meu velho CCE que reproduzia os jogos do Atari. Bons tempos aqueles!

    ResponderExcluir